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18 de abr de 2024

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2023, o retorno da era offline

Publicado por Correio da Manhã, 02 de Maio de 2023
Foto 2023, o retorno da era offline

É inegável que, nos dias atuais, a mídia online tem se expandido e em um ritmo cada vez mais acelerado. Em razão dessa dinâmica, muitas empresas acabam se esquecendo da mídia offline e de sua importância. Mas, afinal, o que é mídia offline?

Como o nome sugere, é aquela mídia que não se encontra na internet, sendo transmitida por veículos de comunicação mais tradicionais, como murais, outdoors, impressões e anúncios em estações de rádio e canais de televisão, entre outros meios.

Embora tenha sido estabelecida por sua relevância em si, a mídia digital deveria sempre atuar em harmonia com a mídia offline. Uma não substitui a outra, ocupando espaços distintos e igualmente importantes diante da publicidade e das necessidades do consumidor. Isso porque o formato tradicional, além de ser utilizado há anos como um método efetivo das marcas atingirem seus objetivos, preservar e expandir seu público, traz oportunidades e estratégias muito particulares para a comunicação entre a empresa e o público-alvo.

É fato: os smartphones e os computadores tomaram a atenção das pessoas nos últimos anos. Mas, de maneira prática, quando se pensa em continuidade e recorrência, pensa-se naquilo que faz parte do cotidiano da população. Ou seja, no que está presente no meio offline, na realidade. Por exemplo, uma pessoa pode estar no celular enquanto passa por um outdoor ao voltar para a casa. Ou, ainda, pode não se concentrar no anúncio que ouve pela primeira vez na rádio, porém, dificilmente essa pessoa passará despercebida por esses eventos todos os dias. Aí está o mérito da frequência e da rotina proporcionada pela mídia offline.

Além disso, analisando essa rotina nos programas de rádios e tvs, há um fator essencial para esse modelo publicitário: a intimidade criada entre o público e a marca a partir da credibilidade dos locutores e apresentadores, que acabam “apadrinhando” os produtos e serviços anunciados por eles. Essa atenção despendida na hora da propaganda, quando trabalhada ao lado de outras técnicas de venda, é um dos principais recursos para a divulgação e, consequentemente, para o crescimento das empresas.

Outro fator de destaque para a mídia offline é a capacidade de alcance ao público que não tem acesso à internet, seja por condições financeiras, etárias ou até mesmo por escolha. Assim, considerando que a concorrência de produtos e serviços nos meios digitais é imensa, utilizar os diferentes meios de comunicação para se destacar no mercado é imperativo e, nesse cenário, a mídia offline mostra-se, atualmente, como o meio mais seguro de alavancar e expandir uma empresa.

Com o fim da pandemia, muitas pessoas estão buscando novas experiências e reduzindo o tempo que passam online. Com isso, espera-se um aumento no investimento em publicidade offline em 2023. Se você está interessado em ingressar neste mercado, aqui estão algumas dicas:

O primeiro passo para uma campanha de sucesso é fazer um bom planejamento. Antes de executar, é fundamental entender o público-alvo, as informações relevantes e a linguagem adequada para a conexão entre a marca e o consumidor. Pesquisar e planejar é o primeiro passo para toda campanha de sucesso.

Embora as ideias possam ser brilhantes no papel, é preciso colocá-las em prática. Para obter bons resultados, é essencial escolher profissionais qualificados e valorizá-los, que tragam soluções ágeis e inesperadas, trabalhando de forma cooperativa.

O uso de tecnologia é crucial para o desenvolvimento da mídia offline. Com o auxílio dela, é possível mensurar as campanhas feitas no offline. Por isso, é importante que os profissionais da área busquem modos e ferramentas tecnológicas que aprimorem o trabalho, permitindo uma avaliação mais completa.

Entre as ferramentas indispensáveis para a expansão da comunicação offline estão a coleta de informações geradas pelas mídias e a metrificação dos resultados, como a quantidade de ligações recebidas no 0800 determinado, o acesso ao QR Code exibido nas telas, o uso do WhatsApp para receber mensagens e ligações dos interessados pelo produto e o atendimento presencial ao cliente junto com o código promocional divulgado pela mídia.

Por fim, lembre-se: divulgar no offline, analisar os resultados no online e descobrir seu ROI é a receita do sucesso!

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